sábado, 13 de outubro de 2007

O tal do Túnel...

"Fico acordando no meio da noite porque alguns dedos da minha mão estão insensíveis; às vezes até doem. Isso tem relação com a gravidez?"

Essa pergunta pode parecer estranha, mas eu vinha me perguntando isso faz algumas semanas. Daí, lendo o capítulo sobre o sexto mês do meu "O que esperar quando se está esperando" (mais infos abaixo :P), encontrei essa pergunta.

É normal durante a gravidez ter entorpecimento, formigamento e até dores dos dedos das mãos e dos pés, pois o inchaço pressiona os nervos. Também é bastante comum a Síndrome do Túnel Cárpico, onde as dores aparecem localizadas e é isso que vem me incomodando, pois é mais normal em quem já tem L.E.R. e a dor desaparece em duas ou três semanas após o parto.

Como anti-inflamatórios são totalmente proibidos é colocar gelo, evitar cafeína e o cigarro. Para o formigamento, é fazer massagem. Para a dor é imobilizar o pulso, com um tiquinho de pressão, para tentar acabar com o inchaço na área. Melhora. Eu já consigo sorrir. =P


Agora sobre o livro:
Assim que eu descobri que estava grávida, alguém me mandou de presente, comprado pela internet. Não sei que foi, não veio com nome e eu agradeço de coração um dos melhores presentes que eu já ganhei. O livro vem explicando os sintomas mais comuns, apresenta problemas e soluções, nos conta o que acontece a cada mês e que a gente pode esperar de cada consulta e ultra. É realmente formidável. É um bom presente para dar pra futuras mamães, é uma boa leitura pro casal (sim, o Joao lê e acompanha todas as minhas alterações da gravidez), e é um calmante para os pequenos grilos que aparecem na cabeça de um futura mãe, já que foi escrito por três mães que passaram por tudo isso e foram anotando tudo que poderia servir de assunto para o livro, com a ajuda de um obstetra. Depois de 18 anos, a quinta edição vem com mais dúvidas de grávidas e as explicações que acalmam e tranquilizam. :)



Anotem aí:

O que esperar quando você está esperando
Autores: Arlene Eisenberg, Heidi E. Mukoff e Sandee hathaway
Editora Record
5ª Edição

Um comentário:

Humberto disse...

A gente também acha esse livro excelente :) Agora, como a leitura muda muda, né? hehehe